Páginas

em inconstante definição.

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Fim de Fevereiro


dente de leão*
Fevereiro arrastou-se.

Nunca vi mês mais longo, passavam tantos dias e quando dei por mim, ainda faltavam duas semanas para terminá-lo.
Hoje, faz um mês que perdi uma amiga, uma mãe-menina com idade de avó. Comíamos caramelos e picolés, fazíamos coisas escondidas, jogávamos pedrinhas, compartilhávamos histórias. Era alguém como poucos. Moleca, a imagem que ficou não foi do corpo estranho que ajudei a vestir e sim do dia - pouco antes de adoecer - que, tendo perdido um jogo no qual ainda tentara "roubar", foi obrigada a dançar bumba-meu-boi para pagar prenda, um vídeo realmente engraçado que gosto de ver para não ficar triste. Ativa e voluntariosa, era alguém que não parecia ter vivido 74 anos e que devia ter ficado comigo um pouco mais.
Entendo pouco de morte, mas ela mudou de significado. Tornou-se a palavra pesada que meu coração de menina desdenhava quando os mais velhos estremeciam à  simples menção. Entendo pouco de morte, já vi tantos bebês e ela foi meu primeiro morto. Ela tinha medo, como mesmo dizia "apenas da hora da passagem". E, foi-se. Eu fiquei aqui, com medo de tudo, de perder quem eu amo, desse ano ruim.
*Dente de Leão: nome vulgar a plantas do gênero Taraxacum. Em alguns lugares do Nordeste,  recebe o nome de esperança: abre as janelas e   deixa a esperança entrar  na tua casa trazida pelo vento da tarde. Foto de não sei aonde, via Google Imagens.

domingo, fevereiro 20, 2011

Innsmouth



"Os velhos telhados e cúpulas da decaída Innsmouth brilhavam adoráveis e etéreos ao má-gico luar amarelado, e imaginei como deviam ter sido nos velhos tempos antes das sombras des-cerem. Depois, correndo o olhar da cidade para o interior, algo menos tranquilizador chamou minha atenção e me paralisou por um segundo."  H. P. Lovecraft

Parece, né?

terça-feira, fevereiro 15, 2011

segredos

http://riodetudoumpouco.com.br/blog/?p=4120

Há coisas tão ruins,fedem tanto que simplesmente deixam de ter cheiro. Mas podemos vê-las, ouvi-las  e falar sobre elas." O medo é a arma dos fracos (...)" 


Há coisas para as quais não enxergamos respostas. Tampam-nos o sol. São como pedras grandes demais, não há marretas ou explosivos para elas (mas também não posso deixá-las ao sol, para servir de cama aos lagartos).


Há coisas que eu precisava deixar para apenas para as estatísticas.


Uma vez, Aline me disse que não devíamos reclamar tanto: éramos estudantes e nossos únicos problemas se restringiam a dinheiro. Juro que sinto falta desse tempo. Naquele momento, eu não sabia sobre o que a Aline estava falando. Não mesmo.


Há coisas que eu gostaria de ter descoberto mais cedo.

domingo, fevereiro 13, 2011

São Valentim II

Bem , este é o "Valentine's Day card" que fiz pro Igor. Espero que, mesmo nessa maré de tristeza que estamos, amanhã seja um ótimo dia.

São Valentim

Segundo a tradição, São Valentim foi um bispo católico que desobedeceu a um imperador romano. Como? realizando casamentos! O imperador Cláudio II queria aumentar seus exército e o que melhor do que moços solteiros, que não ficariam ansiosos em terminar as campanhas para voltar para casa? Daí, Cláudio proibiu os casamentos (se ele fosse realmente esperto, saberia que melhor do que proibir casamentos seria um pé na bunda coletivo e todos os soldados de coração partido e muita dor de cotovelo nem iam querer voltar para Roma e matariam com gosto tudo que encontrasse pelo caminho). 
São Valentim  discordou das idéias malucas do imperador e continuou a casar os enamorados, por isso foi preso e condenado à morte.
Conta a lenda jovens jogavam flores e bilhetes pelas grades da prisão, para dar-lhe esperanças que o amor prevaleceria. Dizem ainda que a filha do carrasco e ele apaixonaram-se.E ela, que era cega, voltou a enxergar.
São Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro de 207.

Gosto de histórias de santos católicos. Hoje, descubro que se eu tivesse feito história, estaria mais feliz.
é meninos, não adianta ter saudades do tempo em que o governo proibia casamentos.

14 de fevereiro  é ainda:
a véspera das festas à Juno (deusa romana do matrimônio - uma deusa que não era feliz...rs);
data de festas a Pan (deus da natureza);
celebração de rituais de fertilidade;
e, na tradição medieval, o primeiro dia de acasalamento dos pássaros (quem ficava vendo isso???)

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Canção meio acordada - Mário Quintana

Canção meio acordada

"Laranja! grita o pregoeiro.
Que alto no ar suspensa!
Lua de ouro entre o nevoeiro
Do sono que se esgarçou.
Laranja! grita o pregoeiro.
Laranja que salta e voa.
Laranja que vais rolando
Contra o cristal da manhã!
Mas o cristal da manhã
Fica além dos horizontes...
Tantos montes... tantas pontes...
(De frio soluçam as fontes...)
Porém fiquei, não sei como,
Sob os arcos da manhã.
(Os gatos moles do sono
Rolam Laranjas de lã.)"



Para o Iguinho, que quase não acorda.
Para Hermione, que quase não dorme.

quinta-feira, fevereiro 10, 2011